Já dizia Hans Enzensberger que a manipulação dos meios de comunicação por todos é saída para que não aconteça a condução da massa, é através do conhecimento dos processos que se consegue autonomia perante os mecanismos.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

O processo de informatização nos sites de notícias de Alta Floresta

Os sites de notícias nos dias atuais são poderosas ferramentas na comunicação. A velocidade em que a notícia circula na internet, exige muito trabalho para quem trabalha nessa área. Mas o que há por traz disso tudo? Como as notícias são postadas na rede? O município de Alta Floresta possui mais de 10 sites de comunicação. Para entender melhor como é feito este trabalho, conversamos com alguns proprietários de sites.


Site NativaNews

O site NativaNews nasceu em 2010. Segundo a sócia proprietária Eliza Gund, as matérias são postadas através do painel de administração do site, podendo ser feitas a partir de qualquer computador, desde que o mesmo esteja conectado à internet. Para manter a hospedagem, é pago uma taxa mensalmente, enquanto que o domínio é pago anualmente.



As matérias são digitadas no processador de texto Word ou no Bloco de notas, já a edição de vídeos e feita no Vegas. No painel de administração é possível fazer edição de matérias a partir de sua inserção, além disso e possível também dimensionar e organizar fotos e vídeos.

No início, o Painel Administrativo não possuía muitos recursos de edição. Após a troca de desenvolvedor, todo o sistema ficou mais leve permitindo assim mais rapidez. As fotografias são redimensionadas antes de serem postadas no site para facilitar o carregamento e em caso de cenas fortes e utilizado o programa Photoshop para colocar o mosaicos que evite a exposição de ferimentos.


Site Notícia Exata

O site Notícia Exata foi criado em 2010, e produz matérias diariamente. Clay Junior que é proprietário do site conta que as matérias são escritas no Microsoft Word, revisadas e posteriormente inseridas no site através através do Painel administrativo. Onde também são inseridas fotos, vídeos, áudios e outros anexos, quando necessário.

As fotos utilizadas são feitas pela Câmera Digital Sony Alpha, mas também são recebidas via Whatsapp de usuários e também de outros profissionais do setor. Quando necessário recebe leves toques no Photoshop. Já a parte de dados está hospedada em servidor Cloud (Servidor Cloud ou computação em nuvem é a nomenclatura adotada para a técnica de processamento e armazenagem de dados que utiliza diversas máquinas interligadas para executar as mesmas tarefas que antes seriam executadas numa única máquina. Essa técnica permite a escalabilidade dos recursos e garantem um grande ganho de desempenho na execução das tarefas) da Locaweb.

No início, o Painel Administrativo não possuía muitos recursos de edição, após a troca de desenvolvedor todo o sistema ficou mais leve permitindo assim mais rapidez. As fotografias são redimensionadas antes de ser postada no site para facilitar o carregamento e em caso de cenas fortes e utilizado o programa Photoshop para colocar o mosaicos que evite a exposição de ferimentos.

Mas, devido à praticidade do sistema que hoje possui e velocidade da informação via web, o site pode ser atualizado de qualquer ponto da cidade, estado, país ou até mesmo fora dele, inclusive via celular.

Abaixo você confere os nomes de outros sites de notícias de Alta Floresta.

  • Clique Noticias Anjos Noticia 
  • Alta noticia Jc Cidade
  • MT esporte 
  • Diário News 
  • Floresta net
  • Tv nativa

       

Acadêmicos: Angélica Lopes, Claudeir de Oliveira, Daniele Novais,
Fabiana Damasceno, Laércio Albino de Souza 

0 comentários:

Postar um comentário