Já dizia Hans Enzensberger que a manipulação dos meios de comunicação por todos é saída para que não aconteça a condução da massa, é através do conhecimento dos processos que se consegue autonomia perante os mecanismos.

sábado, 25 de outubro de 2014

#informatizados

Imagem: Shutterstock
A inserção da informatização na vida do ser humano possui duas vertentes de análise, o bônus e o ônus. Tem-se como bônus a globalização de informações, a rapidez nos processos de determinadas profissões e primordialmente a rapidez nas comunicações. Como ônus a substituição de pessoas por computadores, o distanciamento entre os próximos e a centralização de informações que gera uma nova gama de crimes, os crimes cibernéticos.

A cada geração o contato com a informática se dá em diferentes fases. Nos últimos 20 anos a presença do computador deixou de ser um objeto utilizado basicamente para trabalho e passa a ser utilizado como entretenimento, ganhando espaço nas residências e disponibiliza o acesso com o mundo através da internet.

Com a experiência de quem viveu a fase do antes e do depois, entrevistamos um colaborador de um dos setores que mais investe em tecnologia para automatização dos processos, o setor bancário.
Paulo Toniatto Gasques trabalha na área há mais de 25 anos, e acompanhou de perto as inovações que a tecnologia trouxe em sua profissão. Quando iniciou seu trabalho dentro do banco, os registros e controles eram feitos manualmente. Paulo conta que a agência que, atualmente conta com seis funcionários, já teve mais de 28 funcionários. Os processos eram manuais e as operações tinham autenticação mecânica e o controle de saldos de conta corrente eram feitos em fichas. Paulo comenta: “se o banco pegasse fogo era difícil ter com exatidão os dados do que se passava no banco, o risco de fraude era grande.”

Por outro lado, com essa gama de investimento o banco possui um controle muito maior de suas ações o que diminui o risco de fraude e centraliza as informações. A autonomia de decisão também não é mais permitida, com essa centralização as pontas somente cumprem o que vem pré determinado. O auto atendimento é um desejo do banco, pois assim o cliente só procura o banco para realizar negócios, já que processos corriqueiros como pagar um boleto será feito por ele mesmo. Até os preços são diferenciados, quando se faz uma transferência na agência a taxa é o dobra da taxa cobrada pela transferência realizada pela internet.


Informatização na vida do comunicador

E a cada passo percebemos como a informatização é presente na vida das pessoas e sua importância no desenvolvimento social, como no meio da comunicação social que é impossível imaginar a comunicação sem computador, smartphones, tablets e outros aparelhos que tem a funcionalidade de conectar o usuário com o mundo das nuvens. A profissão do comunicador exige a cada dia que se esteja mais conectado, dentro desse grupo encontramos diversos perfis, desde pessoas extremamente familiarizadas com a linguagem dos computadores, desenvolvedores de sites a pessoas que utilizam o computador apenas para manter contato com pessoas que estão pelo mundo todo. Geralmente, todos tiveram contado com computadores ainda na adolescência, mas já relatam que existem crianças em sua família que mantém esse contato cada vez mais cedo.

Essa dependência que a humanidade se faz em relação ao mundo informatizado faz com que a vida esteja cada dia mais atrelada a internet, hoje podemos ouvir falar de invasões a centrais de informação, como bancos, meios de comunicação do governo, distribuição de conteúdo pessoal pela internet, tudo isso faz com que haja uma nova criminalidade, os crimes da internet ou crimes cibernéticos. Existe uma guerra informatizada, onde as informações adquiriram um valor muito maior, e o roubo de informações são um dos principais alvos desses crimes.

Conectar, curtir, navegar, compartilhar, logar essas e outras tantas palavras ligadas ao mundo cibernético estão presentes no nosso dia a dia. Isso representa como esse texto escrito por um programa de editor de texto e agora disponibilizado para sua leitura através da internet nos aproximou redator e leitor, e agora pode ser transportado para outras pessoas. Esse elo é um dos mais importantes inseridos pela informatização na vida do ser humano.

Por: Angélica Simone, Cátia Brito, Debora Andrade, Deiva Cristina,
Hugo Rodrigues, Marcelo Carvalho, Muriele Trindade e Tatiele Maltezo.

0 comentários:

Postar um comentário