Já dizia Hans Enzensberger que a manipulação dos meios de comunicação por todos é saída para que não aconteça a condução da massa, é através do conhecimento dos processos que se consegue autonomia perante os mecanismos.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Evolução tecnológica, necessidade de mercado

Ilustração: Mequiel Zacarias Ferreira
Os programas de edição e diagramação, que fundamentam a Editoração Eletrônica, desde os anos de 1985 vêm aprimorando suas ferramentas para atender os diversos meios de comunicação na produção de seu material. Revistas, jornais e folhetos não teriam concretização de suas produções sem que houvesse tais ferramentas. Tendo como parâmetro os softwares da Adobe, há trinta anos as redações têm os suportes necessários para uma diagramação organizada e unificada. Além das vantagens e facilidades dos arquivamentos eletrônicos.

O amparo dos formatos digitais de editoração obtiveram avanços de maiores alcances depois da internet, que proporcionou uma conexão entre os meios de comunicação de maneira integral. Para cada processo de editoração, Marcos Mendes cita os principais softwares utilizados, como o Microsoft Word e Open Office, que têm em seu sistema corretor ortográfico, que facilitam a produção de texto.

O primeiro programa da Adobe, o Adobe PageMaker (antes, da Aldus) - hoje descontinuado, visto que a empresa resolveu investir no InDesign, continua sendo muito utilizado, principalmente, nas redações em Alta Floresta. O InDesign, é o mais completo para editoração eletrônica, pois possui maior compatibilidade com os outros produtos do pacote Adobe. Outros aparatos técnicos para a inserção de ilustrações no projeto gráfico são programas como, CorelDRAW, Illustrator, CorelVentura e o Quark Express.

Saiba mais sobre Editoração Eletrônica em: (1), (2), (3)

E para você que tem mais interesse em conhecer o Adobe Pagemaker, leia estes tutoriais simples e ilustrados: (1), (2)

Ou, temos também esse material sobre o InDesign para você que já abandonou o Pagemaker: (1), (2)

Acadêmicos: Denise Farias, Glauciane Brissow Realto, Guilherme Munhoz, 
Junio Garcia, Mequiel Zacarias Ferreira, Raquel Olsen e Oliveira Dias.

0 comentários:

Postar um comentário