Já dizia Hans Enzensberger que a manipulação dos meios de comunicação por todos é saída para que não aconteça a condução da massa, é através do conhecimento dos processos que se consegue autonomia perante os mecanismos.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Editoração Eletrônica, uma forma de se contar uma boa história.

A editoração eletrônica é o processo de editar e diagramar, com o auxilio de um computador pessoal, um material impresso com a intenção de publicá-lo. Foi inventada em 1985.



Os softwares é a parte inteligível do computador, todos os tipos de programas e sistemas. Adobe Page Maker foi o primeiro software a ser usado para a editoração. Atualmente, ele é considerado ultrapassado, não sendo mais comercializado.

Dentre os principais softwares de editoração eletrônica encontramos o Corel Draw e o Indesign. Eles vêm se atualizando cada vez mais e brigando para conquistar uma nova geração de profissionais que estão entrando nessa área.

Dentro da editoração eletrônica, encontramos os diferentes tipos de linguagens, desenvolvidas para facilitar no processo de formatação dos materiais produzidos, é o caso do PDF, PostScript e Acrobat que deixam os arquivos mais leves, garantindo qualidade, além de impedir interferência (que seja feita alteração) no trabalho já editado e finalizado, garantindo a fidelidade do material. 

Existem vários processos que devem ser analisados antes de se começar a diagramar desde a escolha do formato, grid, tipografia, cores etc., de uma publicação. Faz parte da editoração, além de ter em vista fatores como público, porque não podemos fazer uma diagramação super despojada, com neons piscantes, por exemplo, em um livro de medicina. E é claro, as famosas, limitações técnicas e econômicas da produção.

Mas para quem imagina que nesse mercado só tem espaço para diagramadores ou capistas, está bem enganado, essa é uma área bem abrangente do design. Que busca desde ilustradores até programadores, agora com a vinda dos e-books, e não só para trabalhos internos, como freelas também. Esse nicho vem se tornando maior e mais independente, na medida em que cresce a demanda de materiais editoriais, como livros e revistas, além dos processos de redesign de vários materiais tradicionais.

E para reforçar deixamos um trechinho do livro Jornalismo de revista, escrito por Marília Scalzo.
Design de revista não é arte [...] Design em revista é comunicação, é informação, é arma para tornar a revista e as reportagens mais atrativas, mais fáceis de ler. Tanto quantos aos jornalistas, os designers devem estar preocupados o tempo todo com a melhor maneira ­– a mais legível – de contar uma boa história

Acadêmicos: Marcelo, Deiva, Muriele,Catia, Angélica, Hugo, Debora, Tatiele

0 comentários:

Postar um comentário