Já dizia Hans Enzensberger que a manipulação dos meios de comunicação por todos é saída para que não aconteça a condução da massa, é através do conhecimento dos processos que se consegue autonomia perante os mecanismos.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

As Vantagens e Desvantagens dos Softwares

A editoração eletrônica é o processo de editar e diagramar um material impresso com a intenção de publicar. E para isso são utilizados programas específicos que são os softwares, como por exemplo, QuarKXPress, Corel Ventura, Adobe Frame Maker e Adobe PageMaker.

Alguns outros programas como processadores de texto, o Word, por exemplo, podem ser utilizados para agregar conteúdo criado para ser utilizado em programas de utilização eletrônicos.

Em relação às vantagens dos softwares, os processadores de textos têm controles tipográficos mais completos, produzindo documentos esteticamente mais profissionais. Aceitam melhor o trabalho com imagens de alta resolução.

Quanto aos ilustradores vetoriais por serem mais rápidos nos processamentos de textos, geram arquivos menores.

Em relação a todos os programas, são preparados para darem saídas profissionais de documentos adequados aos processos gráficos, incluindo produção de fotolitos e matrizes gráficas.

Após a incorporação da tecnologia ventura, o Corel Draw ganhou diversas funções de editoração.

O QuarKXPress é um dos programas de editoração mais utilizados em ambientes profissionais de editoras e agências de propaganda. Este além de ter um preço mais alto que seus competidores, algumas funções como suporte e diversas línguas, demoram a ser implantadas, ocasionando descontentamento de diversos usuários. O QuarKXPress é indicado como aquele que tem melhor gerenciamento da impressão, com poucos erros.

O Adobe Page Maker possui menos recursos do que o Indesign e o QuarKXPress, no entanto é mais fácil de aprender. No Brasil é muito disseminado e utilizado amplamente em agências de propaganda, editoras, empresas jornalísticas, e até escolas de ensino para Design Gráfico.



Fonte: Arão Leite, Daiane Andrine, Dionéia Martins, Flávia B. Buchmann e Socorro Neves

0 comentários:

Postar um comentário