Já dizia Hans Enzensberger que a manipulação dos meios de comunicação por todos é saída para que não aconteça a condução da massa, é através do conhecimento dos processos que se consegue autonomia perante os mecanismos.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

As novas tecnologias de informação e suas transformações

Grupo discute teletrabalho e comunicação interna
A partir das leituras dos três artigos, do V Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, os acadêmicos Angelica, Claudeir, Daniele, Fabiana e Laércio produziram um seminário que foi apresentado em formato de um debate em telejornal. O grupo de trabalho discutiu sobre os pontos comuns e incomuns dos textos escolhidos.

Na primeira leitura, os temas parecem ser desconexos entre si, porém, ao ler pela segunda vez, e debatendo alguns pontos, foi observado similaridades. Observamos que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação é a ligação dos três artigos em análise, perpassando pela profissão do Jornalismo.

Na “Era da Informação”, as novas tecnologias da informação e comunicação estão inseridas no dia a dia do jornalista (e também em outras profissões), gerando transformações. Com os hiperlinks das paginas de sites de notícias, o leitor colabora diretamente com a matéria que lê. A partir de relatos, imagens e vídeos, realizando assim o jornalismo cidadão, tema trabalhado por Higo da Silva Lima em seu artigo Jornalismo colaborativo e a informação construída por vários leitores: estudo de caso do incêndio na Boate Kiss. A comunicação interna proporcionada pelas redes sociais, e aplicativos, facilita e acelera a troca de mensagens entre os profissionais de uma mesma empresa.

As novas tecnologias romperão até mesmo, com convenções geográficas, no sentido de que o profissional não necessita estar no prédio de sua empresa para realizar seu trabalho. É o que aborda o artigo A influência das novas tecnologias de comunicação e informação nas novas formas de trabalho: O Teletrabalho, de autoria de Greicy Mara França. Com o auxilio da internet e do computador o profissional pode trabalhar no conforto de sua casa.

A comunicação interna tema de estudo de Kárita Emanuelle Ribeiro Sena em seu artigo O uso das novas tecnologias na Comunicação Interna – fatalismo inarredável?, foi muito utilizado pelos integrantes do grupo para a realização deste trabalho. Devido o confronto de horário entre os membros, utilizamos das novas tecnologias de informação e comunicação para trocar informações entre os componentes, e cada um, dentro de suas possibilidades traçou seu horário de estudo. Partindo da premissa de comprometimento, o objetivo foi alcançado e o trabalho finalizado.


Acadêmicos: Angélica Lopes, Claudeir de Oliveira, Daniele Novais,
 Fabiana Damasceno, Laércio Albino de Souza

0 comentários:

Postar um comentário