Já dizia Hans Enzensberger que a manipulação dos meios de comunicação por todos é saída para que não aconteça a condução da massa, é através do conhecimento dos processos que se consegue autonomia perante os mecanismos.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Nós e a tecnologia

Socorro Neves, Arão Leite, Daiane Andrine, Flávia Bulhões e Dionéia Martins
A tecnologia entrou na vida profissional de cada um do grupo de maneira particular e individual. Os profissionais que trabalham na mídia tiveram seu primeiro contato com computadores e internet no final da década de 1990. Para quem trabalha em outros meios, a inclusão foi mais lenta. Algumas empresas aderiram ao sistema informatizado logo no início, outras demoraram. Com o tempo, tanto o trabalho da mídia quanto de outros segmentos se tornaram dependentes da tecnologia, para ter agilidade e mais qualidade em seus serviços

No começo era observado que um profissional com curso de informática, e principalmente com conhecimento mais aprofundado com a tecnologia, tinha sempre a preferência. Mas a experiência dos profissionais mais antigos nunca foi deixada para trás. Um fato, no entanto, é observado: que esses jornalistas mais antigos têm em parte, alguma resistência às tecnologias ou até mesmo mais dificuldade para trabalhar com a internet e dominar vários programas de computadores.

A relação do grupo composto por Arão Leite, Dionéia Martins, Daiane Andrine, Flávia Bulhões e Socorro Neves, com processadores de texto, emails e redes sociais é muito parecida. Todos detêm conhecimentos básicos no Word e usam redes sociais para comunicação e troca de informações. Somente a acadêmica Dionéia, que trabalha como diagramadora, tem um conhecimento mais aprofundado com programas como CorelDraw, PageMaker e Word.

De uma maneira geral, estamos aprendendo cada vez mais a utilizar as tecnologias disponíveis e usufruir de todas as vantagens que as mesmas oferecem, tendo também a consciência de todos os riscos que a rede possui.

0 comentários:

Postar um comentário